Vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito?

859views

Já parou para pensar se parcelar a fatura do cartão de crédito é realmente uma boa ideia? Refletir sobre esse ponto é algo que pode fazer uma grande diferença no final das contas, sabia?

Não há como negar que os cartões de créditos podem ser considerados os queridinhos por muitos brasileiros, mas sem o devido cuidado ele pode acabar se transformando em um inimigo e tanto!

Veja também:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Isso fica ainda mais evidente quando se mantém um certo descontrole financeiro – nesse caso, não há como fugir do fato que algo que poderia ser um aliado, poderá se transformar em um problemão.

Advertisement

O fato de poder dividir suas compras e também pagar somente no próximo mês pode ser bastante atraente, porém, sem uma boa dose de cuidados sua dívida pode virar uma enorme bola de neve.

Mas, afinal, quando realmente vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito? Quer descobrir? Então confira algumas informações básicas sobre esse assunto agora mesmo!

Parcelar a fatura do cartão de crédito – primeiramente entenda como funciona o parcelamento do seu cartão!

Como é de conhecimento geral, os cartões de créditos são itens oferecidos por diversas empresas financeiras e bancos. Nesse caso, cada um tende a trabalhar os tipos de taxas e juros que poderão ser aplicados, bem como as regras para inadimplentes.

Por esse motivo, um dos primeiros passos a serem adotados em possível endividamento é procurar entrar em contato com o banco, e a partir daí ter maiores detalhes sobre as opções.

Destaques:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Uma alternativa é optar pelo pagamento mínimo em alguns casos. Em geral, essa opção pode ser indicada para quem não pode arcar com o valor total da sua fatura de cartão.

Essa acaba sendo uma opção mais simples por conta de não haver necessidade de negociar diretamente com a empresa. Mas, é preciso cuidado para não entrar em círculo vicioso de só pagar o mínimo, pois, com ele vêm os juros.

Veja →   Cartão de crédito devo comprar à vista ou parcelado?

É que ao fazer isso o consumidor poderá acabar entrando em uma modalidade denominada por crédito rotativo, que acaba atribuindo juros bem mais elevados.

Há ainda um segundo caminho que pode ser ofertado pela própria fatura do cartão de crédito – o parcelamento! Aqui, vale à pena conversar com a instituição para entender quais são as condições disponíveis, como no caso das taxas de juros, número de parcelas e outros aspectos!

E quando vale a pena parcelar a fatura do seu cartão de crédito?

De fato, ter a oportunidade de parcelar a fatura do cartão de crédito pode ser algo bem atraente em um primeiro momento, mas será que vale a pena?

Em linhas gerais, pode-se afirmar seguramente que são poucos os casos onde esse parcelamento pode realmente compensar!

Segundo a orientação de muitos especialistas, render-se a essa opção é mais indicado somente quando não se pode realmente realizar o pagamento mínimo ou se não for possível conseguir um crédito mais em conta.

A explicação para isso é que os juros praticados pelos cartões de crédito estão na lista dos mais elevados existentes no mercado e, por isso, o mais indicado é considerar fazer uma breve comparação com as taxas praticadas – e claro, procurar pela dívida que seja mais barata no final das contas!

Ainda é válido deixar uma dica extra:

  • Procure sempre que possível minimizar os efeitos nocivos acerca da sua dívida! Portanto, nada de ficar seduzido pelo parcelamento em 24 vezes se por ventura o seu orçamento permite condições para realizar o pagamento em um prazo mais curto de tempo!

Agora que você já sabe mais sobre o valer a pena ou não parcelar a fatura do cartão de crédito, considere essas informações na hora de realizar sua organização financeira!

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"