Qual o limite ideal de cartão de crédito?

1.1kviews

Identificar qual é o limite ideal de cartão de crédito pode ser uma tarefa e tanto. Afinal, geralmente esse valor já é sugerido pela administradora, e acabamos seduzidos com os créditos mais altos – sem imaginar o problema que isso pode causar!

Existem alguns cálculos que são primordiais para quem quer obter um cartão de crédito. eles devem ser feitos para que você não entre em uma dívida sem fim, pois é isso o que acontece quando o limite é muito maior do que suportamos.

Veja também:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Advertisement

Então veja algumas dicas de como identificar o limite ideal de cartão de crédito, e não corra o risco de obter um cartão do qual você não condições de manter! Pensar nisso é importantíssimo para a sua saúde e bem-estar financeiros.

Dicas para descobrir qual o limite ideal de cartão de crédito

Antes de tudo você precisa entender exatamente o que é o limite. O limite é o valor de crédito que o seu cartão possui, ou seja, o valor que a administradora disponibilizou para você gastar em compras parceladas.

Isso não é definido de uma hora para outra, sem nenhum respaldo. Para chegar a um valor, a administradora faz uma longa pesquisa sobre a sua vida financeira, e analisa algumas questões essenciais, tais como:

  • Renda mensal;
  • Histórico de dívidas;
  • Riscos de inadimplência;
  • Relacionamento com o banco, etc.

Depois de obter essas e outras informações a seu respeito – e tudo isso sem te consultar – a administradora consegue chegar e um valor x que será disponibilizado no cartão. Mas nem sempre esse é o limite ideal de cartão de crédito!

Se o cartão for mais alto do que você imaginava, peça para baixar!

Pense o seguinte: a empresa que fornece o cartão fez as contas a partir de seu rendimento bruto, sem considerar todos os outros gastos que você tem – aluguel, luz, água, telefone, etc. então, obviamente eles vão librar um valor que muitas vezes é maior do que deveria ser. Mas como saber?

Veja →   Decidiu ter seu primeiro cartão de crédito? Então veja essas 10 dicas!

Destaques:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Calcule o limite ideal de cartão de crédito:

O limite ideal de cartão de crédito não deve comprometer a sua renda mensal inteira. O mais adequado é que ele chegue no máximo até 50% de sua renda. Por isso, a primeira coisa a fazer é colocar tudo isso na ponta do lápis.

Descubra quanto você ganha – se você é autônomo, tire uma média calculando os últimos 4 meses, por exemplo. A partir disso, calcule seus gastos fixos, aqueles que se repetem todos os meses.

Agora, dentro do que sobrou, você pode calcular um percentual que considera interessante para ter de crédito. esse é o valor que você pode gastar em fatura, e o limite ideal de cartão de crédito deve estar de acordo com ele.

Converse e negocie um limite interessante com a sua administradora!

Saiba que é um direito seu e de qualquer consumidor negociar o limite ideal de cartão de crédito. Seja para mais ou para menos, você pode entrar em contato para mandar uma proposta e verificar uma alteração no valor.

A diminuição do limite costuma ser mais fácil, enquanto o aumento do limite ideal de cartão de crédito vai demandar novamente de pesquisas e análises antes de ser aprovado ou não. O banco faz isso pensando na própria segurança, e também no seu bem-estar.

O mais importante é compreender que o limite não pode comprometer a sua renda completa. É muito importante ter cuidado com isso, ou você vai acabar entrando em uma grande dívida. Caso isso já tenha acontecido, temos conteúdos explicando como conseguir se livrar delas.

O limite ideal de cartão de crédito deve lhe dar uma margem de segurança e um alívio, e não ter potencial para se tonar uma grande dor de cabeça.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"