Nada consta – Detran

0

Muitos motoristas não sabem para que serve ou o que significa o Nada Consta, por isso vamos mostrar para vocês algumas coisas que você precisa saber sobre esse serviço.

Significado…

Nada conta significa que você pode obter um comprovante de que não tem nenhuma dívida pendente ou nem no automóvel, nem em seu nome, desta maneira você pode atestar que um veículo seu não possui nenhuma multa, imposto ou licenciamento.

É através do Detran que você pode obter o acesso necessário ao Nada Consta para saber como anda a sua situação.

Importância…

Visto que, o Nada Consta comprova que não existe nenhuma irregularidade com o veículo, ou com o seu nome, você poderá fazer negócio ou trafegar tranquilamente, ele também quer dizer que o motorista está seguindo à risca as leis de trânsito e está dirigindo com total segurança, o que é importante em uma negociação.

Principalmente no caso de troca ou venda de um automóvel, já que é normal o comprador não só verificar o status, como exigir o certificado, para ter certeza de que não existe nenhuma pendência com o veículo.

Como funciona…

Se comprar ou vender um veículo e quiser solicitar o Nada Consta, você precisa acessar o site do órgão de trânsito e informar qual a placa do veículo.

Isso quer dizer que, todas as vezes que for consultar o Nada Consta, é necessário acessar o site do Detran, entrar na área destinada a veículos, encontrar o serviço de nada consta, informar a placa do veículo e Renavam, daí consultar os resultados e se desejar imprimir um comprovante.

Depois disso, você estará com documentos comprovando a sua situação com o órgão de trânsito, e se estiver tudo ok, você pode prosseguir com a venda ou compra do automóvel.

Detran…

É possível solicitar as informações tanto do veículo como do proprietário, através de uma consulta no site do Detran e vê se a débitos pendentes, além de poder conferir se tem registros de infrações de trânsito, débitos com o IPVA, Dívida com licenciamento do veículo, ou pontuação na carteira de habilitação.

Entretanto, é bom ficar atento, pois em cada estado tem um serviço diferenciado no site do Detran, no geral pode achar essas informações através da seção de consulta de veículo, mas existem outros estados em que a fraseologia pode ser diferente.

Se tiver multas ou infração, estará disponível no site para verificar a data, a hora e o local do ocorrido.

Multas

É possível recorrer às multas caso o motorista acredite que não foi aplicada corretamente a, entrando com recurso, o qual suspende qualquer efeito que possa ter por decorrência da multa até o fim do julgamento, sendo assim, se o julgamento for favorável para você, pode ficar livre de pagar a multa e de perder pontos na sua carteira de habilitação.

Pensando nisso, vamos mostrar alguns passos necessários para recorrer a uma multa através do Detran Nada Consta.

Você tem até 30 dias para recorrer e apresentar uma defesa prévia, o que quer dizer que você precisa procurar falhas na fiscalização, como por exemplo, se as informações são verídicas sobre o veículo, ou sobre o motorista, e até mesmo sobre a multa que foi aplicada.

Após essa verificação detalhada, faça uma carta de defesa com alegações contra a infração, apresente provas legais que estejam ao seu favor, cópias da multa anexada, e tenha o documento oficial com foto.

Se ainda estiver com dúvida sobre o assunto, pode procurar no site do Detran um formulário oficial para recorrer.

Se o julgamento não for favorável a você, ou seja, se sua defesa prévia estiver indeferida, você ainda tem duas chances para cancelar a multa e emitir uma certidão do Detran Nada Consta.

Outra opção de defesa entra com recurso na junta administrativa de recursos de infrações, que julgará o seu pedido em até 30 dias.

Neste caso, você precisará enviar alguns documentos, como por exemplo, um novo pedido de recurso, uma cópia, juntamente com o documento oficial da carteira de habilitação ou um documento com foto, cópia da multa e a cópia do certificado de registro e licenciamento de veículo.

Mas, preste bastante atenção ao prazo, pois se não enviar toda documentação junto com o seu pedido de recurso dentro do prazo estipulado, ele não será mais aceito.

Se indeferida novamente, existe mais uma chance que é através do Cetran, onde o motorista tem mais 30 dias para enviar um pedido novo ao órgão.

Apesar de o motorista ainda não ser culpado pela infração, pois a situação ainda está sendo processada, ele precisa pagar multa pois o próximo recurso só é válido após o pagamento.

Neste caso, para fazer a sua nova solicitação é necessários os documentos que foram solicitados nas etapas anteriores, mas o comprovante de pagamento da multa e o novo recurso endereçado ao Cetran, além do resultado do indeferimento que foi registrado na etapa anterior.

Mas não se preocupe, se a sua multa for anulada, você pode fazer a solicitação do valor que foi pago pela multa.

Entretanto, se for indeferido, ou seja, se não for a seu favor, não só, não terá direito a solicitação do valor pago na multa, como também perderá pontos na carteira de habilitação.

Por outro lado, ao fim de todo esse processo, você poderá emitir o certificado do Nada Consta, pois o seu nome estará limpo, mesmo que o resultado do processo não tenha sido ao seu favor.

Não só isso, é preciso estar atento pois o Nada Consta fica liberado dependendo de como foi feito o pagamento, como por exemplo, se você efetuou o pagamento em dinheiro, o sistema é atualizado automaticamente e você poderá emitir a certidão com o seu nome limpo, entretanto se o pagamento foi feito em cheque, atualização pode levar em média 5 dias úteis.

Além disso, através do site DOK despachante, você tem opção de pagar a multa através da internet e pode usar o cartão de crédito dividido em até 12 vezes, ou pode emitir um boleto para efetuar o pagamento das multas pendentes.

Leave A Reply

Your email address will not be published.