Melhores dicas para escolher o tapete ideal para sua decoração

Advertisement

Um dos itens que dão grande diferença na decoração do seu ambiente é o tapete, pois ele é capaz de dar o ar que você desejar para onde você desejar.

Se você sente dificuldade na hora de escolher um tapete e não faz ideia de quais critérios utilizar na hora da avaliação se o item é bom ou não, saiba que você está no lugar certo.

Confira algumas dicas para escolher o tapete ideal para a sua decoração!

Advertisement

Dicas de como escolher um tapete para sua decoração!

tapete

Conheça as principais dicas na hora de escolher o tapete ideal para o seu ambiente!

O tapete é o item responsável por acrescentar estilo, delimitar limites e facilitar a maneira que você irá dispor os móveis pelo cômodo.

Conforme o tempo foi passando, ele também foi se modificando, tendo de todos os estilos, tamanhos e materiais que você possa imaginar, tendo tamanha variedade é importante que você esteja atento a alguns detalhes.

Advertisement

Deixe para escolher o tapete por último

Grande parte dos decoradores e arquitetos costumam aconselhar os seus clientes a escolherem o tapete por último, pois assim já estarão definidos todos os móveis e cores que estarão dispostos no ambiente.

Deixá-lo por último ajudará na hora de visualizar qual tapete irá complementar a decoração de maneira mais harmônica e eficiente.

Advertisement

Fique de olho no tamanho

O tapete ajudará você a delimitar o tamanho do cômodo, então na hora de escolher o seu tamanho, saiba qual o tamanho dos móveis e do ambiente que você deseja delimitar.

É aconselhável que em salas de estar e televisão, os tapetes tenham, pelo menos, a mesma largura do sofá, além de ficar 20 centímetros abaixo de cada móvel que está decorando o ambiente.

Se você deseja colocar um tapete embaixo da mesa de jantar, o que deve ter maior atenção é se o tapete cobre toda a área ocupada pelas mesas e cadeiras, dessa maneira evitando que aconteça acidentes na hora da movimentação.

Então, lembre-se de tentar encontrar um tapete nas dimensões que ficarão harmoniosas, pois tapetes muito grandes ou muito pequenos causam estranheza.

Conheça o seu estilo de vida para escolher o material do tapete

Ter o conhecimento sobre o estilo de vida que você possui é muito importante na hora de escolher o material do tapete que estará em cada ambiente.

Por exemplo, se o local que você colocará o tapete possui muita circulação – passagens e corredores – é interessante que o tapete tenha uma gramatura mais baixa, para um menor acúmulo de sujeira.

Já se você deseja colocar na sala de televisão e em quartos, onde existe um menor fluxo de movimento, permanecendo sentados por longos períodos de tempo, pode-se escolher alguns modelos com a gramatura mais grossa.

Cores e estampas

Como você terá seguido a nossa primeira dica que se refere em escolher o tapete por último, terá o conhecimento exato de quais são as cores e texturas que envolvem o seu ambiente.

Então, se o seu ambiente ficou muito neutro, está na hora de usar e abusar de um tapete colorido ou estampado, dando ao cômodo um ar mais alegre e descontraído, ainda tendo a possibilidade de itens de decoração que remetam às tonalidades do tapete.

Uma boa dica para você levar para ambientes com crianças, é a utilização de tapetes com tons mais escuros e neutros, pois eles disfarçarão possíveis manchas e sujeiras ocasionadas por elas.

Dicas de como decorar ambientes com tapetes

tapete

Sobreposição

Se você gosta de criar visuais diferentes para os seus ambientes e gosta de decorações com bastante sobreposições, saiba que você pode utilizar esse critério na hora de comprar os tapetes.

Utilizar a sobreposição de tapetes é uma tendência e sua utilização vem desde os tempos do carpete, o melhor de tudo é que não existem muitas regras para deixar o ambiente harmonioso, apenas a sugestão é deixar uma peça mais básica – que possui um tom mais neutro ou possui fibra natural- e um tapete por cima, em que o limite será a sua imaginação.

Na parede

Você pode achar essa opção um pouco estranha, mas saiba que ela vem fazendo muito sucesso nas redes sociais e nas feiras de design manual, sendo uma grande aposta para aquelas pessoas que desejam decorar suas casas.

Utilizar um tapete na parede resgata o ar ancestral de diferentes formas e estilos, perfeito para dar um toque mais artesanal a sua decoração.

Conheça alguns tipos de tapete

tapete

Peludos

Os tapetes peludos são uma ótima escolha quando possui o desejo de deixar o ambiente mais aconchegante e com a sensação de ser quentinho, sendo aconselhados para áreas íntimas da casas (sala de estar ou quartos).

Eles não são uma boa escolha para aqueles ambientes que possuem um grande tráfego de pessoas, pois eles possuem a capacidade de reter muito pó e se deterioram mais rapidamente.

Redondos

Esse estilo de tapete não é muito utilizado, pois ele implica um maior estudo na hora de distribuir os móveis por conta do seu tamanho, na hora de escolher um é importante que ele englobe todo o mobiliário.

Os lugares mais enxutos são os ideais para a utilização do tapete redondo, pois  é possível combinar pequenas peças que não precisam estar centralizadas, podendo criar um conceito com acessórios.

Extra: É muito importante que você mantenha a higiene de seus tapetes em dia, levando para limpá-los em lugares especializados com certa regularidade, a cada seis meses ou um ano, assim a sujeira não irá impregnar e estragar a sua peça.

Lembre-se que os tapes juntam muito pó, algo que pode ser muito prejudicial para aquelas pessoas que possuem problemas respiratórios, ainda mais se você tiver animais de estimação que ficam soltando pelos por toda parte. Nunca descuide de sua saúde, pois de nada adianta um ambiente bonito se você estiver doente.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como escolher o tapete ideal para cada ambiente da sua casa, de acordo com o que deseja transmitir.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"