Leilão de carros

0

Hoje vamos abordar um assunto muito discutido entre pessoas que desejam comprar carros de leilões, que assim como todo e qualquer produto tem suas vantagens e desvantagens.

  • Vantagens

O melhor de tudo é o valor, pois nesses casos você pode comprar um carro com um valor muito abaixo do valor de mercado. Chega a ser em média 70%, mais barato do que numa loja e numa venda de garagem.

Além disso, é muito fácil participar de um leilão, pois eles estão abertos ao público, você só precisa ser maior de idade e estar com os documentos necessários em dia.

  • Desvantagens

Uma grande desvantagem é que não tem como parcelar o valor do lance, então você precisa estar com um dinheiro na mão quando for participar.

Quando compra um carro, tem que tomar cuidado para não ter que fazer muitos concertos, devido a procedência deles e porque, no geral, eles já foram usados.

Pensando nesses pontos vamos analisar um pouco mais sobre esses assuntos. Vamos ver também, como retirar o carro do depósito, porque os carros vão a leilão, o que acontece se ele não for retirado, onde é gasto os valores arrecadados no leilão,entre outros.

Para começar vejamos o porquê dos carros irem a leilão.

Por que os carros são para leiloados?

Há vários motivos, o principal motivo é a falta de pagamento do financiamento do veículo, daí a instituição financeira que ainda é dona do carro, toma e manda para os pátios de leilão.

Outro motivo é quando um carro é apreendido, por roubo ou outros motivos, se a seguradora já tiver pagado o valor do seguro para o proprietário, o carro também é leiloado.

Seja ele em ótimo estado, como também só a sucata ou as peças.

Além disso, muitos carros são abandonados nas ruas, então depois de um tempo eles são rebocados.

Quando o aluguel do estacionamento do carro em um dos pátios privados não é pago por um determinado tempo, cria um juros em cima do valor e muitos donos acabam optando por abandonar o carro, o que faz com que eles sejam leiloados.

Também pode haver um alagamento na concessionária e como os carros ficam danificados eles vão ser leiloados.

Os carros usados em testes de qualidade de uma concessionária ou por funcionários de uma empresa também podem ir a leilão.

O que precisa para pegar o seu carro?

Você não precisa pagar pelas multas e dívidas do carro quando arrematar, isso é responsabilidade do antigo proprietário. entretanto, os valores referentes ao ano em que arrematou o carro, é de total responsabilidade sua.

No site do Detran tem a opção de conferir a situação de apreensão do carro, ver onde está e ir buscar.

Lembrando que a entrega do produto é de total responsabilidade sua.

Além disso, tem documentos a serem apresentados na hora de retirar o carro, então se não for você a buscar, o seu representante legal tem que ter documentos de responsabilidade autenticada.

O que acontece quando não se vai buscar o carro arrematado?

Existe um prazo para pagamento do Boleto, o não pagamento do carro no período de 30 dias pode ocasionar multas e o Detran pode levar o carro para ser leiloado novamente.

Se o carro ficar no pátio do Detran durante 60 dias, mesmo depois do pagamento, eles podem levar o carro a leilão novamente com a proteção da lei.

Eles também dão a oportunidade de renegociar a dívida, juntando com o juros e as multas, o que não é bem uma solução se você tinha a intenção de comprar barato.

O que acontece com o dinheiro dos leilões?

Visto que o carro é uma maneira de ressarcir a dívida, o valor ganho nos leilões realizados por servidores públicos, são destinados ao pagamentos das tarifas como multas, impostos, entre outros.

Mesmo assim, o dono anterior do carro deve pagar o dinheiro que ficou pendente antes do leilão do carro e o novo proprietário deve pagar as taxas subsequentes ao arremate.

Posso colocar o carro arrematado no seguro?

Depende. Em alguns casos o carro que foi adquirido através de um leilão, já tem um registro que não é muito legal, como no caso de um carro apreendido, ou que foi roubado e por este motivo algumas seguradoras preferem não correr o risco com esse tipo de carro.

Entretanto, quando é um leilão de carros novos, sem nenhuma ocorrência no histórico, então as seguradoras se sentem mais à vontade para fechar um contrato.

O que quer dizer que o problema não é ser um carro de leilão e sim, como ele foi parar lá.

Para melhor te ajudar, veja coisas que precisa tomar nota antes de comprar um carro de leilão.

  • Carros com um histórico ruim

Nestes casos, o melhor é não escolher carros com esse histórico, que em sua maioria vem das seguradoras, pois eles normalmente vem com grandes avarias o que traz a necessidade de conserto.

Carros de empresas que estão renovando a frota ou de financeiras são mais confiáveis, porque tem um histórico limpo.

  • Ajuda de um profissional

Mesmo que você tenha o conhecimento de muitos carros e do seu funcionamento, é sempre bom quando ao ir às visitações de carro levar um mecânico profissional que você confie.

Até porque, quando o profissional é experiente e de sua confiança, ele não só perceberá possíveis defeitos que venham surgir no carro, como vai te ajudar a escolher o carro ideal.

Principalmente quando os testes drives não são permitidos antes de efetuar a compra.

  • Faça sua pesquisa

Faça uma pesquisa para ver se encontra seguradoras de carro de leilões antes da compra. Até porque, como vimos, não são todas as seguradoras que aceitam carros de leilões.

Mesmo assim, tem umas para carros recuperados e em sua maioria, colocam limites no seguro, depois de fazer vistorias. Além de não permitir que saia do básico da tabela FIPE.

Tudo o que discutimos aqui, como vantagens e desvantagens de comprar um carro de leilões vai ser de grande ajuda na hora de escolher seu carro!

Leave A Reply

Your email address will not be published.