Dicas para limpar sua panela antiaderente da forma correta

Advertisement

Um dos utensílios mais utilizados pelas pessoas em suas cozinhas é a panela antiaderente, pois com ela é possível preparar refeições rápidas e muito gostosas.

No entanto por mais rápido que seja o preparo dos alimentos, a hora de realizar a limpeza é bem mais demorada e requer certos cuidados para que a sujeira não se acumule.

Pensando em você e em como melhorar a limpeza das suas panelas, nós trouxemos algumas dicas para que você consiga manter a antiaderência por um tempo mais prolongado. Confira:

Advertisement

Aprenda como limpar a sua panela antiaderente de maneira eficiente

panela antiaderente

Saiba como limpar a sua panela antiaderente para que ela não perca suas características!

Limpe a sua panela antiaderente logo em seguida que você utilizá-la

Fazer a higienização de sua panela logo após o uso dela fará com que a antiaderência se mantenha por mais tempo, pois a demora para limpar é um dos principais motivos para a perda dessa característica.

Muitas vezes quando se demora para limpar, alguns restos de comida e gordura tornam-se mais rígidos e difíceis de tirar, assim surgindo a necessidade de utilizar mais força na hora de lavar.

Advertisement

Por esse motivo, quando você terminar de utilizar a sua panela antiaderente já coloque ela de molho com água e sabão, caso ainda fique alguma sujeira é aconselhado a utilização de água morna, pois ela ajudará a soltar a sujeira do fundo da panela sem arranhar.

Não utilize esponjas de aço

Sempre que você for limpar a sua panela procure utilizar o lado mais macio da esponja e em hipótese alguma utilize esponjas abrasivas, como a de aço, para fazer a higienização.

Advertisement

As esponjas de aço provocam diversos arranhões e consequentemente riscos a camada superficial do recipiente, prejudicando a sua capacidade de antiaderência.

Se for possível, utilize até mesmo um pano para realizar a limpeza, pois será de uma maneira mais delicada e sucinta, preservando as características do material.

Pasta de bicarbonato de sódio para a sua panela antiaderente

Se você precisa fazer uma limpeza mais pesada na sua panela antiaderente, que não seja suficiente apenas sabão para louças e água, você poderá fazer uma pasta que tem como base o bicarbonato de sódio e detergente.

Essa mistura que você irá preparar vai ajudar na remoção das sujeiras e resquícios, sem que você precise empregar uma grande quantidade de força na hora de limpar a sua panela.

É importante saber que essa combinação é ecologicamente correta, ou seja, você ajuda o meio ambiente por não poluir utilizando outros produtos que o prejudicam.

Unte a sua panela antiaderente na hora de utilizar

Para que a limpeza da panela seja feita de uma maneira mais rápida e prática, além de prolongar a duração da antiaderência, você poderá utilizar alguns alimentos como: óleo, azeite ou margarina antes de começar o cozimento.

Nós sabemos que o principal motivo para as pessoas irem atrás das panelas antiaderentes é justamente diminuir a ingestão de óleos e gorduras, contudo você poderá utilizar uma quantidade muito menor.

Ao acrescentar um gota de óleo, você poderá espalhar por toda a superfície que já ajudará muito na hora de realizar o manuseio. Além disso, garante que os alimentos serão retirados com facilidade e será diminuída a quantidade de resquícios presos a panela.

Descubra como o tipo de bucha impacta na hora de lavar a louça

Como nós estamos falando de limpeza de panelas, é importante que você saiba que o tipo de bucha que você utiliza pode impactar diretamente na duração de sua louça da cozinha.

Nós sabemos que ela é essencial no dia a dia de todos, pois sem ela não seria possível higienizar de maneira rápida e eficiente cada um dos itens, agora você vai descobrir como cada tipo pode influenciar.

Por quanto tempo a esponja deve ser utilizada?

É recomendada que a utilização da esponja não supere 15 dias, pois quanto mais tempo você utilizá-la maior será a quantidade de germes e bactérias presentes, além de perder completamente a sua eficácia.

Caso você queira saber um pouco mais sobre as esponjas e como elas se comportam em relação a germes e bactérias, você poderá clicar aqui.

Tipos de bucha de prato

  • Esponja multiuso: esse é o modelo mais utilizado e reconhecido no mercado, sendo utilizada na hora de lavar talheres, louças, potes e pratos. Tudo isso porque possui dupla ação, tendo um lado mais macio – para limpezas mais delicadas- e outro lado mais áspero – para limpezas que precisam ser mais abrasivas.
  • Esponja prateada: você provavelmente já a viu em algum momento, então saiba que ela é recomendada para limpeza de cristais, por conta da sua composição ter poliéster e poliuretanos, sendo mais delicada e durável.
  • Esponja não risca: o próprio nome já entrega qual é a sua principal finalidade, não riscar a superfície dos utensílios, sendo ideal para locais delicados e antiaderentes.
  • Lã de aço: é provável que você a conheça como Bombril, sendo utilizada diariamente para limpezas mais pesadas ou polimento de objetos de metal ou alumínio.
  • Esponja de aço: ela é feita do mesmo material da esponja acima, contudo possui fios mais grossos e também é utilizada em limpezas mais pesadas.
  • Esponja Natural: essas esponjas são literalmente vindas da natureza, encontradas no mar ou em árvores e são muito utilizadas na limpeza de janelas de vidro, carros e motos, pois são muito macias e de rápida absorção.
  • Esponja de celulose: esse tipo é utilizado para limpeza de pisos e revestimentos.
  • Esponja mágica: ela é aconselhada para a limpeza de paredes e banheiros.
  • Esponja salva unhas: essa é utilizada na hora de fazer as unhas para que elas não se encostem e estraguem o serviço realizado.

Essas são as principais buchas que você irá encontrar no mercado e agora que você já sabe para o que são mais indicadas, nunca mais irá ter o problema de ficar com sua louça riscada.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam como limpar a panela antiaderente de maneira mais eficiente. Além disso, se já usou da técnica, deixe a sua experiência nos comentários.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"