Decidiu ter seu primeiro cartão de crédito? Então veja essas 10 dicas!

Decidiu ter seu primeiro cartão de crédito? Então veja essas 10 dicas!

Nem só os mais jovens estão querendo o primeiro cartão de crédito: muita gente demora muito para optar pela modalidade. Vamos te orientar a ter o seu

O cartão de crédito é popular no mundo inteiro, principalmente porque permite compras parceladas e um planejamento melhor de compras caso você saiba usá-lo sem exageros. Só que tem gente que acabou de conquistar a primeira renda e ainda está na “fase 1” do jogo, pensando em fazer o pedido agora, em pleno 2019!

Mas tem também quem já teve muitos problemas com o cartão de crédito e decidiu cancelar de vez. Quem ficou anos sem ter o nosso “amigo de plástico” e depois de tanto tempo aprendendo a se controlar financeiramente, decide voltar, também passa pelos mesmos processos.

Traremos cinco dicas para o primeiro caso e cinco dicas para o segundo, mas já adiantamos que o primeiro processo é o mesmo. Consiste no pedido e cadastro de informações básicas, além da análise de crédito que os dois casos passam, independente se tem ou não histórico financeiro. Normalmente o cartão de crédito chega na sua casa e em caso de banco digitais, o uso já é liberado através da tecnologia contactless, por exemplo. Então, vamos as dicas!

 

Para quem nunca teve cartão de crédito

1 – Tente primeiro as novidades

Isso mesmo! Cartões de crédito digitais, como Nubank, Digio, Banco Inter fazem uma análise de crédito mas não consideram demais seu histórico financeiro, renda, endereço no nome do titular, etc. São opções para universitários ou quem tem uma renda de estágio, por exemplo. Grandes bancos normalmente pesam demais sua reputação financeira, e nesses casos, quando a pessoa não tem nenhuma, fica complicado.

 

2 – Se tiver tempo, comece a vida financeira

Caso você já tenha uma boa renda e um nome sem restrições, comece com cautela a “popularizar” seu nome com crediários, financiamentos, investimentos, etc. Isso aumentará seu score (explicaremos melhor depois) e vai trazer mais chances de uma aprovação rápida seja e bancos digitais ou grandes instituições financeiras físicas.

 

3 – Abra uma conta bancária

Caso você não queira só um cartão de crédito para parcelar compras, é importante ter uma conta bancária e ter outras facilidades. Melhor ainda se sua renda for associada a essa conta, porque essa é uma outra vantagem que faz aumentar seu limite do crédito. O banco vê isso como uma segurança para ele e acaba te dando um limite maior e outras vantagens.

 

4 – Escolha cartão de crédito das lojas

Esse tipo de cartão de crédito, quando associado a bandeiras como Visa, Mastercard, entre outras são uma ótima opção para você ter seu primeiro cartão de crédito e ainda movimentar de uma forma mais limitada, começando pela própria loja. Normalmente exige poucos documentos e tem uma análise mais rápida. Além disso, se for uma empresa ou lojas que você compra muito, terá descontos e muitas vantagens a longo prazo

 

5 – Informe seus documentos com atenção

Na hora do cadastro, informe com cautela todos os seus dados, sem nenhum erro para divergências não bloquearem seu primeiro cartão de crédito. Não esqueça de pesquisar muito a empresa que escolher para não informar dados pessoais sem segurança.

Para quem já teve cartão de crédito

 

1 – Confira como está sua reputação no mercado

Se depois de muito tempo, você pagou todas as suas contas em dia, acertou suas antigas dívidas e agora está pronto para recomeçar, comece verificando seu score no site da Serasa. Vamos falar um pouco mais desses pontos que são sagrados para você conseguir crédito.

Você consegue um score alto com ações simples: pagando seus boletos em dia, dos básicos até os de financiamentos, também através de cadastro atualizado, bom relacionamento com empresas e quase nenhum histórico de dívidas. A pontuação vai de 0 a 1.000, e quanto mais próximo do maior número, mais rápida aprovação.

 

2 – Tenha um cadastro positivo

Ainda na mesma linha do score, a Serasa disponibiliza um cadastro para direcionar as empresas a escolher um bom pagador. Entenda melhor aqui. Antes, o consumidor procurava a ferramenta e descobria seu score e facilitava o relacionamento com empresas, fazendo mais transações e pagando em dia. Hoje, a ferramenta tem autorização do governo federal para entrar em contato com bons pagadores.
Através desse cadastro, o cartão de crédito mais seguro e de maior limite pode chegar até você através de um bom histórico seu com os comerciantes. Faça o cadastro, o mantenha atualizado, sem dívidas e use essa ferramenta para facilitar o pedido do seu primeiro cartão de crédito.

3 – Escolha as novidades

Com uma renda já considerável, também recomendados começar pelo Nubank, Digio, entre outros. Você não sofrerá com taxas, anuidade e outras tarifas para te tirar do foco de ser um bom pagador.

 

4 – Ainda sim, pesquise

Se o seu perfil é de um histórico financeiro bom e ainda sim nunca ter tido um cartão de crédito, analise suas necessidades e pesquise se você utilizaria mais um cartão associado a um banco tradicional ou as opções digitais. Se precisa de um limite alto, abra sua conta e deixe sua renda no banco para melhorar o crédito.

 

5 – Tente o cartão de crédito pré-pago

Essa é uma opção que tem se tornado “amiga” dos endividados ou de quem não quer um cartão de crédito com grandes limites e relacionamento com bancos. É só comprar o cartão de crédito em lojas ou pedir na internet, e você define o limite depositando valores nele. Infelizmente ainda não é possível parcelar, mas para quem quer começar neste mundo ou ainda controlar os gastos, essa é uma escolha sensata.

 

Por fim, as dez dicas são para diversos perfis, mas a orientação principal é: eu preciso de um cartão de crédito para qual fim? Pensando nisso e sentindo a necessidade, pesquise modelos, marcas, bandeiras, benefícios e como esse cartão pode ser mais solução do que problema. É errado dizer que o cartão de crédito é o vilão da vida financeira. Se usado com cautela e sabedoria, os benefícios podem te ajudar e muito em várias áreas

Recomendados Para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *