Cuidados que você deve ter na hora de limpar o seu micro-ondas

Advertisement

Para muitas pessoas o micro-ondas é o eletrodoméstico mais indispensável da cozinha, pois ele proporciona diversas facilidades, desde descongelar alimentos até a possibilidade de fazer receitas com ele.

Embora ele seja um eletrodoméstico muito utilizado, diversas pessoas esquecem que ele também precisa de cuidado na hora de limpar, isso ajudará para que a sua duração seja maior ainda.

O tempo médio que um micro-ondas tem de vida útil é em torno de 10 anos, podendo variar de acordo com a sua utilização. Agora que você parou para pensar nele deve estar se perguntando, como faço para higienizá-lo e impedir sua deterioração?

Advertisement

Saiba que você está no lugar certo, pois nós vamos te ajudar com isso. Confira:

Descubra a maneira correta de limpar o seu micro-ondas!

micro-ondas

Aprenda como limpar o seu micro-ondas de maneira rápida eficiente!

Quais produtos eu posso utilizar para realizar a limpeza do meu micro-ondas?

A primeira coisa que você precisa saber é quais são os produtos que podem ser utilizados na hora de limpar o seu micro-ondas, pois alguns deles podem acabar prejudicando o equipamento.

Advertisement

Detergente

Esse item está presente na casa de absolutamente todas as pessoas, pois ele é muito utilizado na limpeza das louças da cozinha por conta de sua ação desengordurante.

Então, fique tranquilo na hora de utilizar o detergente, você ainda poderá fazer uma mistura com água morna em um pote refratário, então colocá-lo direto no micro-ondas e ligar por cerca de um minuto ou até a água evaporar.

Advertisement

Vinagre

Muito utilizado na hora de temperar as saladas e aliado ao limão poderá ser usado para limpar o micro-ondas.

Pelo fato do vinagre ser rico em ácido acético se torna um ótimo desengordurante e desinfetante, para utilizá-lo na limpeza basta colocar os ingredientes junto com água e deixá-lo com o micro-ondas ligado por cinco minutos.

Limão

Você poderá cortar o limão em fatias e colocá-lo no fundo de um recipiente que possa ser utilizado no micro-ondas, ele precisará estar coberto de água e destampado, ligando-o em potência máxima por quatro minutos.

Essa ação facilitará na remoção das partículas dos alimentos que ficam grudadas nas paredes do aparelho.

Passo a passo de como limpar o micro-ondas

Quando você separar alguns dos ingredientes que foram citados acima, chegou a hora de botar a mão na massa e realizar a limpeza.

O primeiro passo é desconectar o micro-ondas da tomada, para que logo em seguida você possa passar um pano úmido com detergente sem o risco de levar um choque, então retire toda a sujeita da parte interior do aparelho.

Você também poderá utilizar o pano úmido com detergente por fora para tirar o pó e outras partículas, após passar o pano úmido, utilize um pano seco ou papel toalha para secá-lo.

Lembre-se de ter muito cuidado com o painel de controle, pois ele não deve ser molhado, caso aconteça poderá danificar o seu aparelho, nessa área opte apenas pelo pano seco.

Por fim, você deverá pegar o prato giratório que pode ser removido e fazer a sua lavagem na pia utilizando a esponja e o detergente.

Tenha em mente a importância de deixar o prato esfriar antes de levar, principalmente caso você tenha feito o processo do vinagre ou limão antes de iniciar a limpeza, pois o contato com a água gelada poderá fazer com que o prato quebre ou trinque.

Simples assim você estará com o seu micro-ondas cheiroso e limpinho para ser utilizado por muitos e muitos anos. Muitas pessoas acreditam que limpar esse aparelho pode ser muito difícil e tem a necessidade de processos complexos, então mostre a elas que não é necessário!

Aprenda como higienizar de maneira eficiente o forno elétrico

Outro eletrodoméstico que é necessário fazer limpezas de maneira regular é o forno elétrico, pois é comum fazermos preparos que acabem engordurando grande parte dele.

Uma das maneiras de você realizar a limpeza do seu forno elétrico é com bicarbonato de sódio, sendo necessária a preparação de uma pasta.

Para preparar essa pasta você precisará pegar um pote e misturar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio com 3 colheres de sopa de água, caso você deseje uma pasta mais líquida, você poderá adicionar mais água.

É importante salientar a suma necessidade de utilizar luvas na hora de realizar essa mistura e quando for aplicá-la, pois o bicarbonato de sódio pode causar lesões em sua pele.

Para preparar o forno para receber a mistura, você deverá esvasiá0lo, retirando quais quer objetos que estejam dentro dele, inclusive a grade. Então comece raspando toda a sujeira que está de maneira superficial utilizando uma espátula de plástico ou silicone.

Caso você não tenha nenhum desses utensílios em casa, você poderá utilizar um pano com água, não sendo necessário aplicar muita força, apenas a necessária para a remoção das crostas mais superficiais.

Depois que você terminar o primeiro processo é a hora de aplicar a sua pasta de bicarbonato com um pano ou esponja, espalhe-a por todo o interior do seu forno, não existindo a necessidade de esfregar muito.

Isso porque o bicarbonato faz o seu trabalho através de reações químicas com o material que estiver na superfície. Então o deixe agir, de preferência durante a noite, além disso, deixe o forno fechado enquanto a pasta está agindo.

Na manhã seguinte, você já poderá retirar a pasta utilizando uma esponja ou pano com água quente. A água com bicarbonato de sódio irá ter retirado toda gordura que estava acumulada.

No momento em que você retirar toda a mistura poderá aplicar vinagre por todo interior, pois ele irá reagir com o bicarbonato que sobrou e limpará ainda mais, então basta retirar tudo novamente.

Lembre-se de limpar as grades e pronto o seu forno estará limpinho, livre de quais quer gorduras que prejudiquem a sua utilização.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como realizar a higienização adequada do micro-ondas e ainda prolongar a sua vida útil.

Além disso, não deixe de comentar a sua opinião sobre o nosso artigo, pois ela é muito importante para nós!

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"