Consultar multas de veículos

0

Muitas pessoas não têm o costume de fazer a verificação das multas, entretanto isso é uma coisa que deve ser feito periodicamente pois as pesquisas de multas têm o objetivo de descobrir se tem registro de alguma infração de trânsito para aquela placa.

Não só isso, você também pode fazer a verificação da atual situação da placa, como por exemplo se tem multa, se está paga, suspensa, vencida, cancelada, ou até mesmo, aguardando uma defesa.

Além disso, o simples gesto de consultar multa pode trazer grandes benefícios, principalmente no caso da compra de um veículo, onde se é extremamente recomendado fazer a secagem das multas.

É muito comum muitas pessoas serem multadas e não fazerem ideia disso, pensando nisso, vamos mostrar como fazer uma consulta das multas de trânsito, porque é importante fazer a verificação, como fazer isso de maneira prática, entre outros.

Para entender melhor qual é a importância de sempre estar fazendo a verificação das multas, vamos observar o porquê fazer isso.

Porque é importante

É evidente que você não quer receber uma multa, mas depois de receber, não vai adiantar de nada ignorar uma autuação. Sem falar que, se receber uma multa e não souber disso, poderá perder os prazos estipulados para entrar com um recurso.

Para você entender melhor, é através de um recurso, que poderá anular a multa se caso, a multa foi aplicada de forma justa, ou estiver em desacordo com a lei, dando a você o total direito de uma ampla defesa.

Porém, muitas pessoas esperam receber a notificação da multa em casa, entretanto pode acontecer do seu endereço junto ao DETRAN está errado, como no caso de uma mudança de residência.

Por isso, mantenha sempre seu endereço de residência atualizado, não só isso, você pode estar sempre fazendo a verificação para ver se há uma multa de trânsito pela internet, que veremos como fazer isso mais à frente.

Para ajudar, se o condutor não for encontrado a notificação da infração será publicada no Diário Oficial, onde o prazo para apresentação de uma defesa vai começar a valer.

Entretanto, como muitas pessoas não fazem a leitura do Diário Oficial, é bem provável que você perca a grande chance de recorrer a multa.

Para ilustrar a importância de estar sempre verificando a multa, imagine que você emprestou o carro a um amigo ou parente, daí ele recebe uma multa e por não estar sempre verificando, perder a chance de recorrer, daí não poderá nem transferir os pontos da multa para carteira do motorista em questão.

Por isso, vamos ajudar você a fazer uma consulta bem rápida pela internet.

Consulta pela internet

Tenha em mãos os documentos do veículo, e a sua carteira de habilitação, acesso à internet e informações como números e letras da placa e o Renavam.

É bem fácil fazer a consulta pela internet e para isso existem duas maneiras diferentes de fazer a verificação, entretanto ambas passam pelo Detran.

Como em todo estado tem uma sede do Detran, você pode ir pessoalmente e fazer a consulta, entretanto, vamos mostrar como fazer pela internet, que é a forma mais simples e fácil.

Vamos começar acessando o site do Detran do seu estado, lembre-se que em alguns estados brasileiros é comum que você faça um cadastro antes de fazer a consulta.

Vá a área do site que é específica para fazer as consultas de multas, a partir daí é normal que tenha que colocar o número da sua carteira de habilitação, do CPF, ou CNPJ, e do RG.

É sempre bom ter em mãos o CRLV, que é o certificado que comprova que o veículo está licenciado.

Até porque, é esse documento que vai trazer todos os dados necessários para fazer a consulta da multa com a placa do veículo e o seu Renavam.

Temos agora uma nova opção bem prática de estar sempre fazendo essa verificação que é através do aplicativo de carteira de habilitação digital.

Na verdade, com avanços significativos da tecnologia temos também as vantagens que são oferecidas.

Como por exemplo, hoje em dia é possível baixar o aplicativo no celular, ele também oferece ao motorista uma versão digital da sua carteira de habilitação.

Onde pode acessar todo o documento do motorista, do veículo, ver se há infrações, além de dar dicas bastante úteis para o cotidiano na estrada.

Além disso, ele é tão útil quanto a carteira de habilitação impressa, como no caso de uma blitz de fiscalização de você pode apresentar a sua versão digital da carteira de habilitação.

Polícia Rodoviária Federal

Também é possível fazer todas essas consultas de trânsito pelo site da Polícia Rodoviária Federal, lá é conhecido como um serviço de “nada conta” onde você pode ver se há infrações pendentes.

Mas fique atento, o sistema para incluir uma infração cometida é de até 30 dias após a multa, ou seja, você pode acessar o site da PRF e não visualizar nenhuma multa, mas ela pode ser incluída logo depois.

Pontuação

A carteira de habilitação pode ser suspensa ou até mesmo cassada caso o limite de pontos seja atingido, por isso é extremamente importante prestar bastante atenção na pontuação.

Hoje em dia, a contagem de pontos é diferente da contagem que era feita antes de 2020, por isso é bom está ciente da nova contagem de pontos, que é:

  • Se não houver nenhuma infração grave, você tem 40 pontos;
  • Tem 30 pontos, se cometer apenas uma grande infração;
  • E 20 pontos, caso cometa cerca de duas infrações gravíssimas.

Isso quer dizer que, caso não haja nenhuma multa gravíssima, você terá um limite de 40 pontos na carteira de habilitação, o que é muito diferente de antes, que o total era de 20 pontos.

Não só isso, antes, a cada virada de ano começava um novo prazo, enquanto hoje, é de 12 meses após a infração ter sido cometida.

Ou seja, se o motorista atingir o início de pontos ele pode receber uma suspensão da carteira de habilitação, que varia entre 2 meses a 1 ano.

Mas se você já tiver outras suspensões, essa nova suspensão pode durar cerca de 2 anos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.