Como funciona o pagamento com cartão de crédito?

636views

Com tanta modernidade nos dias de hoje, não é de se estranhar que os cartões de crédito, tenham tomado o lugar das cédulas de dinheiro nas bolsas e carteiras de toda população. As pessoas têm preferido efetuar o pagamento com cartão de crédito, devido a facilidade e aos benefícios.

Sabendo fazer o bom uso, o cartão de crédito, ele se torna um item indispensável, por ser uma forma de pagamento prática, rápida e segura, e ainda por oferecer a possibilidade do parcelamento no ato da compra.

Veja também:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Advertisement

Ainda existem pessoas que possuem o cartão, mas que não conhecem a política de funcionamento do pagamento com cartão de crédito.

 É importante estar ciente de como os bancos trabalham em relação aos cartões, para aproveitar as vantagens que eles oferecem.

Entenda como funciona o pagamento com cartão de crédito

Os emissores de cartão de crédito normalmente são os bancos. Eles oferecem um limite de crédito, que pode ser utilizado em compras ou pagamentos de serviços.

Para se obter um cartão e poder realizar pagamento com cartão de crédito, não precisa necessariamente ser correntista do banco.

 O valor máximo para a realização de compras no mês, com pagamento no cartão de crédito, é estipulado através da renda de cada pessoa.

Destaques:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

A análise dessa renda é realizada pelo banco, por comprovação de salário e rendas mensais. O cliente deve respeitar esse limite pré estabelecido pelo banco na hora de realizar suas compras, não deixando ultrapassar jamais seu limite.

Se o cliente opta no pagamento com cartão de crédito, por parcelar suas compras, deve entender que o valor das parcelas a vencer, também comprometem o limite total que ainda pode ser gasto.

Veja →   Como solicitar o Cartão do Banco Inter

 Conforme as faturas forem sendo pagas, e as parcelas quitadas, os valores vão sendo restabelecidos como seu limite.

Quando se faz a contratação do serviço de cartão de crédito é importante pedir sua via do contrato e estar atento a todas as taxas e encargos que serão cobrados no decorrer do seu uso para evitar surpresas.

As principais tarifas dos cartões de crédito:

O Banco Central estabeleceu por meio de resolução, as 5 tarifas que um cartão de crédito básico pode cobrar de seus usuários. Entenda quais são elas:

  • Anuidade: Pode ser cobrada apenas uma vez no ano. Dependendo do valor, pode se negociar com o banco o parcelamento dessa cobrança em até 12 vezes;
  • Avaliação de emergência de crédito: Essa taxa é cobrada quando se realizada pagamento no cartão de crédito, acima do limite que foi pré estabelecido;
  • Pagamento de boletos: muitas pessoas não sabem, mas, é possível pagar contas de agua, luz e telefone com o cartão de crédito. Só que elas devem estar cientes que, será cobrado uma taxa na próxima fatura do cartão;
  • Saques: muitos cartões de crédito além da opção de pagamento, também oferecem opção de saque em dinheiro em terminais eletrônicos no Brasil e também no exterior. Para utilização desse serviço é cobrado uma tarifa;
  • Emissão de segunda via: os bancos cobram um valor para confeccionar e emitir a segunda via do cartão de crédito, nos casos de reposição por extravio, roubo, assalto, etc.
  • Demais taxas: Além dessas taxas que são autorizadas a cobrança pelo Banco Central, o emissor do cartão, pode oferecer serviços diferenciados como alerta no celular quando se realizar pagamento no cartão de crédito, ou algum tipo de seguro. Essas tarifas de serviços são cobradas à parte, e o cliente deve ficar atento às cláusulas do contrato.

Sabendo o que pode ser cobrado pelo emissor do cartão, você poderá efetuar suas compras com pagamento com cartão de crédito com mais tranquilidade e segurança.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"