Cartão de crédito pré-pago: já pensou nesta opção?

Cartão de crédito pré-pago: já pensou nesta opção?

Um cartão de crédito recarregável é uma alternativa para quem quer gastar menos ou não pode ter nenhuma linha de crédito.

Ainda que ter um cartão de crédito seja fácil para algumas pessoas, outras não podem ter ou até mesmo não querem um por não saber se controlar diante de um limite definido pelo banco ou instituição financeira. Para casos como esses, várias empresas mundiais decidiram criar os próprios cartões de crédito pré-pagos.

Para quem não conhece, normalmente os cartões de crédito pré-pagos são vendidos pelas empresas e lojas, mas podem ser solicitados pelos sites das marcas, que estabelecem uma taxa de adesão. Depois disso, você aguarda um tempo menor do que seria com o cartão de crédito convencional e recebe em casa. Todo o valor recarregado é definido por você, que acompanha pelo celular.

Após o pedido, o cartão de crédito normalmente exige uma taxa de liberação para uso. Grande parte das empresas pedem um valor para primeira recarga e o prazo máximo para começar a utilizar é de 24 horas. Com tudo liberado, você pode aumentar a recarga por boleto bancário ou débito automático pela conta bancária habitual. Já adiantamos que o cartão de crédito pré-pago nunca poderá ser utilizado em compras parceladas. É como uma compra no débito, mas com bandeira crédito, disponível para a maioria das modalidades de compra.

Quer saber se essa seria uma boa opção para seu caso? Então acompanhe nossas dicas!

 

O cartão de crédito pré-pago não faz análise de crédito

A maioria das empresas financeiras que disponibilizam essa modalidade não exigem documentos ou analisam se seu nome tem um bom score. Normalmente, você só precisa solicitar, pagar a taxa para liberar o uso. Em alguns casos eles são vendidos em lojas, os quais são ainda mais fáceis.

 

Não tem parcelas

A vantagem é que o cliente poderá ter uma cartão com bandeira crédito, com limite, mas não poderá parcelar compras independente do valor carregado. Para quem não costuma ter controle financeiro e pensa em aprender uma maneira de melhorar a saúde financeira, ter um tipo de cartão desse é uma boa opção. Você gasta o que tem e pronto.

 

Sem taxas

Normalmente, a única taxa paga pelo cliente é para liberar o cartão ou comprá-lo. O cliente não precisa pensar em anuidades, juros, ou nada do tipo. É um cartão de crédito que permite que você escolha como deseja utilizar e gastar e ainda sem pagar nada a mais por isso, apenas o que é definido posteriormente. Não tem “choro, nem vela”.

Ainda sim, existem opções com pequenas tarifas mensais não só conhecidas como “manutenção”, mas também para serviços bancários que o cartão possa oferecer. Então, a principal dica é: pesquise!

 

Tenha um cartão de crédito internacional

Quem não tem nenhum cartão de crédito sente na pele as limitações que essa falta traz. Muitas empresas, lojas ou sites só aceitam cadastros para compras mediante apresentação do cartão de crédito, e caso você faça muitas compras internacionais, a confiança que essa modalidade traz é indiscutível.

Com seu crédito pré-pago, você poderá ter tudo isso e ainda estar seguro. A maioria das opções permite compras internacionais de acordo com seu limite e as taxas cobradas serão definidas pela empresa que você escolheu comprar algum serviço ou produto.

 

Use apenas para assinaturas online

Muita gente assina serviços de streaming como Netflix, Spotify, Amazon, entre outros. A dica é utilizar este cartão só para esses fins, sem necessidade de movimentar sua conta de débito. Tenha um limite pequeno, só para pagar as mensalidades e não tenha dor de cabeça na sua conta bancária. Isso porque muitas dessas grandes companhias não aceitam o débito como pagamento, e o crédito pré-pago pode ser a solução.

Não é vinculado a nenhuma conta bancária

Você terá um cartão de crédito independente de conta bancária, ainda sim, dependendo do cartão, terá as facilidades de uma conta bancária. Em alguns casos, com o cartão, o cliente poderá transferir valores, sacar e até pagar boletos. Isso não significa que você não terá nenhuma segurança, pelo contrário!

 

Tenha segurança caso for roubado

Mais um tópico em que destacamos a importância de pesquisar a marca do cartão de crédito. As instituições financeiras sérias irão te disponibilizar seguros para roubos e prestarão suporte caso o cliente perca o cartão. Antes de comprar ou contratar esta modalidade, não esqueça de observar esses detalhes que fazem diferença.

 

Tenha um “respiro” em caso de emergências

Para quem já tem um bom limite de crédito e ainda sim quer testar o cartão de crédito pré-pago, ele pode ser a sua reserva de emergência. Passe a ter a prática de recarregá-lo com frequência, como se fosse um hábito. Quando seu outro cartão estiver indisponível ou você não tiver outra alternativa e surgir uma emergência, utilize seu cartão pré-pago para este fim.

 

 

Com essas dicas, você com certeza vai chegar à conclusão se um cartão de crédito pré-pago combina com seu perfil. Antes de solicitar um, veja se o seu caso se encaixa em pelo menos quatro dessas opções. Se sim, pense bem qual a melhor empresa poderia prestar esse serviço sem te trazer gastos desnecessários e dor de cabeça.

Em uma época que mais de 62 milhões de brasileiros estão endividados e se sentem excluídos do mercado financeiro, o cartão de crédito pré-pago vem como uma solução. Ainda sim, daremos mais algumas dicas para não cair em uma nova cilada com cartão de crédito:

 

  • Não coloque tanto dinheiro no cartão caso não vá gastar imediatamente
  • Tenha em mente que você ainda irá pagar algumas taxas por esse serviço
  • Escolha a empresa ou instituição financeira que tenha um bom histórico no mercado e procure opiniões de outros clientes
  • Se bem utilizado, pode te ajudar nas emergências
  • Não empreste ou negocie, o valor é recarregável por você e não existem parcelas
  • No começo, faça poucas compras e avalie se está sendo saudável para seu bolso
  • Se você já é um consumidor endividado, pense bem se isso não irá complicar seu caso
  • Pesquise!

Recomendados Para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *