Cartão de crédito devo comprar à vista ou parcelado?

864views

Se você está na dúvida sobre comprar à vista ou parcelado em seu cartão de crédito, então isso prova que você é um consumidor cauteloso. Afinal, questionar-se sobre isso é o primeiro passo para a consciência e a educação financeira!

Sem dúvidas os cartões são essenciais nos dias de hoje. Principalmente considerando que o país enfrenta uma grave crise econômica há alguns anos, o que levou todo mundo a enfrentar dificuldades financeiras.

Veja também:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

E a possibilidade de fazer compras em parcelas

Advertisement
é realmente algo ótimo. Mas será que é melhor comprar à vista ou parcelado? Isso vai depender de uma série de fatores, e vamos entender alguns deles a seguir.

Comprar à vista ou parcelado? Descubra qual é a opção mais inteligente!

Tomar a decisão de comprar à vista ou parcelado pode ser complicada, mas quando você aprender a analisar cada caso com cuidado, saberá como fazer isso sem grandes dificuldades.

Comprar à vista parece sempre ser uma escolha inteligente. Afinal, se você tem o dinheiro reservado, porque não fazer isso, e se livrar de uma vez por todas das parcelas em sua fatura?

Dinheiro investido:

Se você possui um investimento, e quer utilizar esse dinheiro para comprar à vista, é importante analisar uma coisa antes: o rendimento. Existem situações em que o seu rendimento do dinheiro aplicado em algum título, por exemplo, pode ser maior do que os juros que você vai pagar se parcelar a compra.

Então, ao invés de sacar aquele valor para quitar a sua compra “na lata”, você deve preferir pagar em parcelas, e manter o dinheiro rendendo para você.

Destaques:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3

Veja →   Qual a taxa das máquinas de cartão?

Agora, se o seu dinheiro não está aplicado, ele apenas foi guardado em sua conta corrente, ou em um investimento de rendimento ínfimo, como a poupança, pode ser que entre comprar à vista ou parcelado seja melhor pagar tudo de uma vez.

Assim você se livra dos juros que serão acrescidos, consegue desfrutar do produto sem preocupações, e não perde nada do rendimento – já que ele era bem pouco ou nenhum.

Cada caso é um caso – pense com cautela antes de tomar uma decisão!

O mais importante é você analisar com cuidado qual é a opção mais interessante para o seu caso: comprar à vista ou parcelado. Para isso, é essencial colocar os encargos no papel, e verificar o quanto você vai gastar com isso com o decorrer dos meses, até quitar a compra.

Utilidade do cartão de crédito:

Outra coisa importante é pensar se não é uma boa ideia ter um dinheiro guardado para emergências, ou é melhor deixar o cartão de crédito livre para isso. Analise essa questão pensando no futuro.

Existem casos em que pode ser interessante dar uma entrada no valor, parcelar o restante e deixar um montante guardado por segurança. Perceba que são muitas as opções, e que elas dependem de uma série de fatores!

Entenda os encargos, as cobranças, e sempre pense no valor final a ser pago!

Para conseguir decidir entre comprar à vista ou parcelado você deve sempre entender muito bem as cobranças e os encargos que serão acrescidos. A partir disso, analise o valor final da compra, e tome a sua decisão.

Se você optar por parcelar no cartão de crédito, então tenha certeza de que conseguirá honrar com essas parcelas. Uma ideia interessante é esperar quitar completamente uma dívida antes de começar outra!

Ter dúvidas sobre comprar à vista ou parcelado é absolutamente normal. O essencial é mesmo se debruçar sobre as possibilidades antes de fechar negócio, e fazer uma escolha pautada na razão e consciência financeira, e não somente na impulsividade e urgência de consumo.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"