Ar condicionado, ventilador ou climatizador? Saiba qual a melhor opção!

Advertisement

Quando o calor começa a se aproximar é comum lembrarmos do ar condicionado, ventilador ou climatizador, então surge aquela dúvida, qual é a melhor opção?

Para a sua sorte, nós trouxemos as informações mais importantes sobre cada um desses três itens para que você veja qual se adequa mais a sua situação atual. Confira:

Conheça as principais diferenças entre o ar condicionado, ventilador e climatizador

Ar condicionado

Descubra se ar condicionado, ventilador ou climatizador é melhor para a sua situação.

Como o verão está chegando, é importante que você já comece a investir no seu conforto, pois ninguém merece passar pelo período mais quente do ano sem estar confortável.

Advertisement

Quando você passa por grandes períodos dento de um ambiente que bate sol, é importante que ele esteja climatizado para que todos diante da exposição não se sintam mal.

Por isso nós vamos mostrar como funcionam os principais aparelhos responsáveis por amenizar o calor nos dias muito quentes.

Advertisement

Ventilador

É provável que todas as pessoas já conheçam o ventilador, pois dentre todos é a opção mais econômica, tanto no quesito valor quanto no quesito consumo de energia.

Além dele ser um grande aliado às finanças, ele é um produto extremamente versátil que pode ser encontrado de diversas maneiras em diversos ambientes da casa.

Advertisement

Um dos critérios mais importantes de levar em consideração na hora de escolher o ventilador é o número de pás que possui, além da inclinação e a sua potência.

Modelos de ventilador

Ventilador de mesa

ar condicionado

Esse tipo é uma boa opção quando a área a ser ventilada é menor, sendo silencioso e adaptável a diversas situações, ou seja, perfeito para aquelas pessoas que não conseguem dormir com barulho.

Ventilador de coluna

ar condicionado

O ventilador de coluna é uma das melhores opções por existir a possibilidade de ajustar a altura que deseja, além de possuir uma área de ventilação mais ampla por conta do tamanho das pás.

Ventilador de teto

ar condicionado

Esse tipo de ventilador é responsável por distribuir de maneira mais uniforme o vento por todo ambiente, sendo uma ótima opção para aqueles lugares maiores, contudo não é possível movê-lo de lugar com tamanha facilidade como os anteriores.

Para a instalação de um ventilador de teto é importante chamar um eletricista de sua confiança, para que não exista nenhum perigo na parte elétrica, mesmo caso do ar condicionado.

Climatizadores

ar condicionado

Eles são responsáveis por fazer o ar circular, melhorando a qualidade dele, principalmente a umidade, sendo muito importante para aquelas pessoas que vivem em áreas extremamente secas.

Já que são recomendados para aquelas pessoas que moram em áreas mais secas, contam com reservatório de água que enquanto está funcionando, faz com que ela evapore e deixe o ambiente mais úmido e fresco.

Ar condicionado

Sem dúvidas o ar condicionado é o queridinho de todas as pessoas, pois eles possibilitam um conforto maior do que as opções anteriores.

No entanto é preciso ficar bem atento em relação ao seu consumo de energia, além do fato de seu custo inicial ser mais caro e necessitar da instalação através de mão de obra especializada.

O ar condicionado possui uma capacidade de resfriamento muito superior, causando uma sensação térmica muito mais agradável, além disso possui a sua potência medida através de BTUs.

Para saber quantos BTUs o ar condicionado precisa ter para resfriar o ambiente de maneira eficiente, é necessário saber qual o tamanho do cômodo, basicamente seguindo a tabela abaixo:

10m² – 7.000 à 7.500 BTUs

15m² – 7.500 à 10.000 BTUs

20m² – 12.000 à 15.000 BTUs

30m² – 15.000 à 18.000 BTUs

50m² – 21.000 à 30.000 BTUs

Agora que você já sabe como descobrir a potência ideal do ar condicionado, confira os seus principais modelos.

Modelos do ar condicionado

Ar condicionado de Janela

ar condicionado

Esse tipo é indicado para cômodos menores, sendo o condensador e o evaporador em um único aparelho. O lado negativo desse aparelho é a necessidade de fazer um buraco maior para a sua instalação na parede.

Ar condicionado Split

ar condicionado

O ar condicionado Split é o modelo mais comum, em que existe dois aparelhos, a evaporadora fica dentro do ambiente que você deseja resfriar e a condensadora na parte exterior da casa.

É possível que você o encontre em diversas potências e com um controle de temperatura mais preciso que o anterior, além do fato do buraco ser bem menor.

Ar condicionado Portátil

Descubra se ar condicionado, ventilador ou climatizador é melhor para a sua situação.

Esse modelo é perfeito para as pessoas que não desejam ter uma instalação fixa e querem ter a possibilidade de trocá-lo de lugar.

Com ele é possível resfriar, desumidificar e ventilar o ambiente que você desejar .

Como economizar luz utilizando o ar condicionado

Como nós dissemos que o ar condicionado possui um custo mais elevado que os demais, nós vamos dar algumas dicas para que você possa utilizá-lo e economizar na conta de luz.

  • Tente manter o seu aparelho sempre ligado nos 23 graus;
  • Desligue as luzes enquanto ar estiver ligado;
  • Utilize a função sleep;
  • Faça a limpeza do seu aparelho de maneira regular;
  • Não compre aparelhos com uma potência maior que a necessidade de seu ambiente;
  • Modelos inverter refrigera de forma constante e com economia;
  • Não deixe a parte externa exposta ao sol;
  • Coloque o aparelho em pontos alto do cômodo;
  • Sempre feche as portas e janelas do ambiente em que o ar condicionado está funcionando;
  • Tente evitar que o sol bata no ambiente que precisa ser refrigerado;
  • Coloque um ventilador em frente ao ar condicionado e espere ele espalhar o ar gelado por todo o cômodo;
  • Um balde de água em frente ao aparelho ajuda a resfriar o ambiente com uma maior rapidez;
  • Combine a utilização do ar condicionado com os climatizadores de ar.

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá economizar de maneira eficiente na conta de luz e ainda fará com que a vida útil de seu aparelho aumento, pois ao fazer essas ações, você estará diminuindo o esforço do aparelho.

Se esse texto foi útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também descubram se o ar condicionado, ventilador ou climatizador é melhor para a situação. Caso você já tenha utilizado alguma dessas opções, conte para nós através dos comentários a sua opinião.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"