5 dica infalíveis para acumular pontos no cartão de crédito

5 dica infalíveis para acumular pontos no cartão de crédito

É uma escolha que exige uma dose de cautela e dedicação. Tenha um objetivo a longo prazo e passe a gastar pouco e ainda sim acumular muitos pontos.

Nos dias de hoje, todo mundo sabe a importância que os pontos acumulados no cartão de crédito tem, principalmente para quem gosta de viajar ou pagar mais barato em eletrodomésticos ou eletrônicos. É só comprar com determinado valor ou pagar a fatura em dia, irá acumular os pontos. Só que antes disso, existe uma série de cuidados, pesquisas e comparações que precisam ser feitas para que o cliente realmente seja beneficiado por acumular pontos no cartão de crédito.

Só que nem sempre é uma tarefa fácil. Esquecemos os benefícios que o cartão de crédito pode ter e apenas o utilizamos como um dinheiro a mais no nosso orçamento, esquecendo que uma hora ele terá que ser pago. E é aí que muita gente atrasa a fatura, entra numa “bola de neve” e até para de usar o cartão de crédito. Quando você chega neste ponto, o que era para ser vantagem se torna um inimigo do seu bolso.

Ter pontos no cartão de crédito é uma forma de controle financeiro a longo prazo. Isso mesmo! Pense comigo: se você é um bom pagador de faturas e costuma usar o cartão de crédito apenas para compras de valores altos, ou usa mensalmente para cobrir parte do orçamento, isso já mostra um uso consciente do nosso “amiguinho de plástico”. Lá na frente, com os pontos acumulados, você terá mais descontos.

Com os pontos do cartão de crédito acumulados até uma data que você possa ter planejado, perto de uma grande viagem, por exemplo, é hora de conferir os preços das passagens, hotel, etc. Com uma quantidade de pontos razoável, tudo que você gastou será de alguma forma revertido para você em forma de desconto.

Depois dessa pequena introdução de como terá até mesmo um planejamento financeiro baseado em acúmulo de pontos, temos ainda mais dicas para usar seu cartão de crédito de forma consciente e ainda acumular descontos através de uma boa pontuação. Vamos lá!

1.  Cadastre-se em um programa e pontos

Nem todas as empresas de cartões de crédito, principalmente as que são frutos de contas digitais são filiadas a um programa de pontos. Então, procure um programa de acúmulo de pontos confiável, que irá te dar vantagens a cada compra e inicie a caminhada como um bom planejamento financeiro.

2.  Viaje

Normalmente, quem quer pontos pensa em descontos nas passagens aéreas. É como um “círculo vicioso”: quanto mais você gasta pontos em viagens, você faz as viagens e os pontos voltam para você como mágica. Esses pontos de tornam milhas, as milhas se tornam desconto e quanto mais uso, mais milhas!

3. Use seu cartão de crédito.

Com consciência, o cartão de crédito não será a fonte da sua dor de cabeça. A maioria dos programas de pontos associados a cartões de crédito irão te dar pontos a cada um dólar comprado, ou um pouco mais que isso. Pense que você irá utilizar o cartão de crédito para uma parte de gastos, 50% (supermercado, farmácia, saídas de fim de semana, etc).

São gastos que mensalmente irão te trazer pontos para serem acumulados a longo prazo. Você não precisa estourar o seu orçamento para ter pontos, aí não compensa. A opção que já falamos de usar com frequência e em grandes compras também é indicada, desde que você pague as faturas no prazo ou até antes dele. Nunca pague o mínimo, se não seu planejamento vai por água abaixo.

 

4. Não basta só usar o cartão de crédito

Isso mesmo. Os gastos se tornaram pontos em compras parceladas ou para pagar contas. Compras á vista nem sempre acumulam pontos. Além disso, pesquise os parceiros que seu programa de fidelidade, ou de pontos deva ter. Essas empresas irão disponibilizar mais pontos que outras concorrentes e normalmente gostam de ser parceiras de grandes programas, como o Smiles ou Mastercad Surpreenda, seja no ramo de alimentação ou qualquer tipo de produto.

 

 

5. Tenha paciência

E muita! Os pontos são benefícios para serem usados com cautela, por isso ter essa qualidade é muito importante. Pontos não devem ser gastos em qualquer impulso, uma vontade que você tem e ir lá destruir todo o acúmulo de pontos. Veja essa vantagem como uma poupança, onde você tem um grande objetivo e precisa guardar recursos para conquistá-lo.

Isso vale para grandes viagens, descontos em um produto que você precisa muito e seja acima do seu orçamento. Essa regra até pode ser quebrada, quando uma promoção muito boa aparece e é exatamente o que você estava procurando. Então, avalie bem como irá gastar seus pontos e tenha calma para guardá-los. No final, valerá a pena. Seja paciente nessa jornada.

 

Essas foram só algumas dicas para acumular pontos no cartão de crédito. Com a tecnologia, existem muitas outras, até mesmo aplicativos, onde você cumpre metas (de exercícios, ou a fase de um jogo) e ganha pontos para serem trocados por milhas, por exemplo.

Se um dos seus objetivos é ter muitos pontos no cartão de crédito e que sejam frequentes, a melhor dica que damos é pesquisar muito as mais variadas maneiras de conquistar uma pontuação de respeito. Gastar o limite de crédito é importante, mas se você não sabe se controlar financeiramente, busque outras maneiras para atingir seu objetivo.

Quando atingir uma boa margem, busque trocá-los em locais que também te trarão vantagens, mesmo gastando. Existem inúmeros que te devolvem parte dos pontos, te oferecem benefícios de longo prazo e propõe parcerias que podem te incentivar ainda mais a guardar esses pontos.

Tenha paciência, pesquise muito e saiba exatamente qual programa de pontos você se cadastrou para não ter surpresas. Hoje em dia, as empresas disponibilizam várias opções e é preciso entender qual exatamente é seu perfil para receber pelo que pagou. Principalmente, lembre-se: só inclua suas informações em cadastros de empresas confiáveis e consolidadas no mercado.

Recomendados Para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *