10 curiosidades incríveis sobre esponja de cozinha

Advertisement

A esponja de cozinha é um item que está disponível em todas as residências do país, pois ela é muito utilizada para a higienização dos utensílios utilizados nas cozinhas.

Como é algo muito utilizado por todos, nós resolvemos trazer algumas curiosidades sobre ela. Confira:

 Descubras as 10 curiosidades sobre a esponja de cozinha

esponja de cozinha

Saiba tudo sobre as esponjas de cozinha e como elas podem armazenar bactérias!

Você provavelmente não consegue imaginar a sua limpeza sem as esponjas, estando presente na vida de todas as pessoas de alguma maneira. Aqui no Brasil, elas são normalmente nas cores amarela e verde.

Advertisement

Algo interessante é o fato da esponja que tem como especialidade “cuidar da limpeza” seja um item muito sujo com milhares de microrganismos que podem causar doenças aos seres humanos.

Se fosse possível enxergar as bactérias a olho nu, é bem provável que ninguém tira coragem de utilizá-la, muito menos durante longos períodos de tempo.

Advertisement

No entanto, você não precisa se preocupar e sair colocando todas as esponjas fora, nós vamos dar algumas dicas de higienização e contar algumas curiosidades nesse texto.

Você sabia que a esponja de cozinha é mais suja que o assento do vaso sanitário?

Não, você não leu errado, a esponja é considerada o item mais sujo da sua casa e pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias que um assento do vaso sanitário.

Advertisement

Milhões de bactérias

Existem estudos que comprovam que as esponjas possuem, nada mais nada menos, que mais de 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado, sendo um número bem elevado.

Água quente higieniza a esponja de cozinha

Para que você mantenha a sua esponja o mais limpa possível, é importante saber como limpá-la de maneira eficiente, para que não siga contaminando os seus utensílios domésticos.

De acordo com especialistas da Global Hygiene Council, entidade responsável por discutir normas e procedimentos de limpezas através do mundo inteiro, uma maneira eficiente para eliminar os germes é lavá-las de maneira regular com água que esteja com uma temperatura superior a 60 graus célsius.

Contaminação geral

Por sua esponja estar contaminada, é evidente que tudo o que você “limpar” com ela também estará, então panos de prato e tábuas que são utilizadas na manipulação de alimentos, também possuem alto índice de contaminação.

Saiba que esses elementos podem se contaminar através de carne crua, alimentos de feira mal higienizados, dentre diversas outras opções.

Poros da esponja de cozinha

A contaminação da esponja se dá a partir da seguinte forma: como ela cheia de poros (furinhos), ao remover os restos de comida de pratos, talheres e tábuas da cozinha, todos os agentes patogênicos (aqueles que causam doenças) acabam se hospedando na superfície.

Então, quando você termina de lavar tudo, não deixe ela úmida ou em locais que facilitem a reprodução das bactérias, pois elas podem se reproduzir de maneira bem rápida.

Salmonela e E.coli

Existem alguns alimentos que quando estão crus podem conter as temidas Salmonela e E.coli, sendo estas bactérias responsáveis por causar intoxicação alimentar, diarreia, infecções urinárias, pneumonias, dentre outras doenças.

Então, procure cozinhar bem todos os alimentos antes de ingerir para que sejam evitados problemas, além de sempre higienizar bem a esponja de cozinha

Cor, textura e cheiro da esponja de cozinha

Os três itens citados acima são bem importantes na hora de saber como está a “saúde” de sua esponja, se já existe a necessidade de joga-la fora ou se ainda é possível utilizá-la por mais um período.

Caso a sua esponja esteja com todos os aspectos citados de maneira desagradáveis, jogue-a no lixo, além disso procure trocar em curtos períodos de tempo, no máximo 2 semanas.

Reciclagem da esponja de cozinha

As esponjas de cozinha são produzidas através de polímeros, um material plástico, e podem ser reaproveitadas ao servirem de matéria prima para a fabricação de diversos itens como lixeiras, baldes, pás de lixo, etc.

Descubra como higienizar a sua esponja da cozinha de maneira eficiente

Higienização com água sanitária

Uma das maneiras de você higienizar a sua esponja corretamente é utilizar uma mistura com uma parte de água sanitária e nove partes de água limpa. Quando você terminar de limpar a cozinha, mergulhe a esponja nessa solução por 30 segundos, então esprema e guarde em um local longe da umidade.

Você também poderá substituir a água sanitária por água oxigenada de 10 volumes ou peróxido de hidrogênio misturado na água em quantidades iguais.

Higienização no micro-ondas

Você pode achar estranho, mas o micro-ondas pode ser muito útil na hora de deixar a sua esponja livre de bactérias indesejadas, para isso é necessário colocar água em uma tigela, mergulhar a esponja e levar até ele.

Deixe-a por dois minutos e então retire a esponja, quando ela resfriar, esprema e guarde em um local seco.

Deixe a sua esponja sempre seca

Uma maneira de manter a sua esponja longe de bactérias é procurar deixá-la sempre seca. Depois que terminar de utilizá-la a enxágue com bastante água corrente (até parar de espumar) e então torça de maneira forte.

Além disso, como citado anteriormente, guarde-a em um lugar seco, onde a água restante possa escorrer, sendo uma boa dica o próprio escorredor de louça.

Cuidado com os produtos que utiliza

O produto aconselhado para ser utilizado juntamente com a esponja é o detergente, pois ele possui características antibactericidas que ajudam na desinfecção da esponja.

Então, não utiliza a esponja com sabão líquido ou em pedra, pois eles não possuem as mesmas propriedades que o detergente, ou seja, não desempenham o papel de maneira efetiva igual a eles.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam as curiosidades sobre a esponja de cozinha e quais são as maneiras eficientes para que elas não fiquem infectadas. Deixe a sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós.

"Creia no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa!"